Espetáculo de Improvisação mistura livros do público com cenas teatrais em Araraquara - Teatro Grátis
- Danilo Forlini
- 17 de out.
- 2 min de leitura
A Cia. Improvisória de Teatro (Coletivo Teatral fundado em 2016 em Araraquara) irá estrear o espetáculo Histórias não-contadas dia 23 de outubro no Teatro Municipal. O espetáculo segue a linha de pesquisa do grupo, a dramaturgia espontânea (também conhecida como Impro ou Improvisação Teatral) de modo que grande parte das cenas acontece na hora sem roteirização ou combinados anteriores.

A ideia da peça começou com um experimento teatral apresentado na FLISOL (Feira Literária da Morada do Sol) de 2022, onde o grupo apresentou histórias improvisadas utilizando livros de escritores araraquarenses, de modo que as histórias dos livros eram aproveitadas em jogos e desafios teatrais. O experimento, também denominado "histórias não contadas", deixou no grupo a curiosidade de pesquisar outras formas de conectar uma estética e simbolismos literários a uma criação improvisada dentro do formato-longo (improvisação diferente dos jogos, onde as histórias criadas são mais longas, não necessariamente cômicas e apresentam continuidade durante o espetáculo).
Em 2025, a Cia. Improvisória então aprova um projeto via Lei Aldir Blanc - executada pela Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara e FUNDART - para a realização da pesquisa e apresentação do novo formato. Desde o início do ano, em sala de ensaio, o grupo tem experimentado diferentes maneiras de criação teatral a partir dos livros. "Experimentamos criar cenas a partir da primeira página de um livro, depois tentamos ler trechos aleatórios, usamos os livros como dispositivos de onde tirávamos frases, criamos histórias a partir dos sumários e também das sinopses. Ao final, o modelo que mais deu conta da nossa intenção com o espetáculo foi a entrevista com os leitores, nesse caso, o público que leva os livros. A partir dessa conversa despertamos elementos para a criação de uma nova história, que se aproveita dos elementos que já apareceram das histórias anteriores, mas que ainda não foi contada", diz Danilo Forlini, que co-dirige o espetáculo junto ao também ator e diretor Tainah Azevedo.

O espetáculo irá estrear na próxima quinta-feira, dia 23 de outubro às 20h, no Teatro Municipal de Araraquara, e os ingressos são gratuitos, retirados pelo sympla clicando aqui. O espetáculo encerra a programação da 2ª Cine Bijou, mostra cinematográfica de filmes autorais voltados ao público infantojuvenil e adolescente. A previsão de duração é de 90 minutos, sendo 20 minutos de um curta-metragem da mostra exibido no início, seguido de 70 minutos do espetáculo em seguida.
FICHA TÉCNICA
Histórias não-contadas
Direção: Danilo Forlini e Tainah de Azevedo
Elenco: Alan Oliveira, Amanda Neiva, Danilo Forlini, Isabela Lia, Jonas Alves, Marina Lopes, Pedro Araújo, Rian Santos e Tainah de Azevedo.
Sonoplastia: Pedro Araújo, Danilo Forlini e Jonas Alves.
Iluminação: Alexandre Petrucci
Maquiagem: Mariana Basso
Divulgação e Marketing: Amanda Neiva e Rodrigo Vulcano
Figurino e Cenário: Cia. Improvisória de Teatro
Realização: Secretaria Municipal de Cultura, FUNDART e 2ª Cine Bijou

O projeto "Histórias não-contadas" ainda prevê a realização de mais duas apresentações de teatro grátis e uma oficina teatral também gratuita a serem agendadas. Acompanhe as páginas da Cia. Improvisória e o site cosmonautaespaco.com para ficar sabendo as programações.





Comentários